DEMOCRATA-CRISTÃO, SOCIAL-DEMOCRATA E SIMILARES

 

--- Qual o plural correto: social-democratas ou sociais-democratas? P.F., Barretos/SP

Esse é um caso de plural que costuma gerar alguma dúvida, porque a palavra social-democrata tanto pode ser adjetivo quanto substantivo, como em “uma doutrina social-democrata” e “discuti com um social-democrata”, respectivamente.

Substantivo composto
O plural do substantivo social-democrata é sociais-democratas.

Nos compostos de dois nomes variáveis, o normal é flexionar os dois, como cartões-postais, decretos-leis, curtas-metragens, barrigas-verdes, primeiras-damas, novos-ricos, redatores-chefes. (Lembremos que há a possibilidade de não flexionar o segundo elemento de uma palavra composta por dois substantivos quando ele é um substantivo especificador, como vales-refeição, livros-texto, células-tronco, licenças-maternidade, por exemplo. Mas não é esse o caso de social-democrata e similares.)

Exemplos com o substantivo:

João é um social-democrata.
Os democratas-cristãos conseguiram mais votos neste pleito.
Acontecerá uma reunião com os sociais-democratas com vistas à próxima eleição.
Os sociais-democratas e os democratas-cristãos foram derrotados ao mesmo tempo.
Leonel Brizola correu para o banheiro para pensar no que dizer. Saiu de lá fazendo uma revisão de sua carreira e defendendo a social-democracia do ex-chanceler alemão Willy Brandt. Semanas depois foi convidado a integrar a Internacional Socialista e inventou o “socialismo moreno”.

Adjetivo composto

Quando tem a função de adjetivo, social-democrata segue a regra de qualquer adjetivo composto, caso em que somente o segundo elemento flexiona, como em: procedimentos técnico-científicos, torcidas rubro-negras, questões sócio-humanitárias, pendências luso-brasileiras, relatórios administrativo-financeiros.

Exemplos com o adjetivo:

A discussão partiu de um indivíduo social-democrata.
Os candidatos social-democratas se apresentaram em primeiro lugar.
Tiveram boa aceitação algumas alianças social-democratas.
Um dos maiores partidos na Alemanha é a União Democrata-Cristã.
Os partidos democrata-cristãos já tiveram um papel importante na América Latina.

Vejamos ainda o detalhe do hífen. Houve um tempo em que apareceu a grafia sem hífen (socialdemocracia) nos meios de comunicação, uma vez que o Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (1999), da Academia Brasileira de Letras, trazia “socialdemocracia” e “socialpatriotismo”. O dicionário Houaiss repetia essa orientação. Mas eis que a questão ficou esclarecida em 2009 com o lançamento da 5ª edição do VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que oficializa as grafias social-democracia, social-democrata, social-democrático, social-patriótico, social-patriotismo, no que foi seguido pelo Houaiss.

Os usuários do “Dicionário de usos do Português do Brasil” (2002) também acharão ali os registros social-liberalismo e social-liberal.

Maria Tereza de Queiroz Piacentini - Diretora do Instituto Euclides da Cunha e autora dos livros "Só Vírgula", "Só Palavras Compostas" e "Língua Brasil - Crase, pronomes & curiosidades" - www.linguabrasil.com.br

 
0 Comentários