Projeto Enciclopédia Jurídica

 

Bem-vindo(a) à Enciclopédia Âmbito Jurídico, o projeto de uma enciclopédia jurídica escrita em colaboração pelos usuários do portal Âmbito Jurídico. Nossa intenção é permitir a qualquer usuário do portal acessar de forma gratuita o conteúdo da enciclopédia, assim como enviar a sua colaboração, escrevendo sobre alguns dos temas propostos nos verbetes, ou propondo novos verbetes sobre temas ligados ao direito, de forma a difundir a cultura jurídica.

O projeto da Enciclopédia Âmbito Jurídico começou em março de 2008 e conta com mais de 24.000 verbetes, todos ligados ao direito. Junte-se a nós e seja um colaborador do projeto para que possamos ampliar o número verbetes propostos, aumentar o número de verbetes escritos e expandir, melhorar e consolidar os que já existem.

Nosso propósito é manter uma vasta quantidade de informação sobre os mais variados assuntos jurídicos, para não dizer todos, ou seja, criar uma fonte de informação em formato enciclopédico que esteja disponível livremente, com um conteúdo que possa ser utilizado por todos. Para navegar pelos verbetes, basta clicar na letra inicial no índice que aparece em todas as página.

Para colaborar não há necessidade de fazer o cadastro no Âmbito Jurídico, sem embargo ao fazê-lo nós oferecemos algumas vantagens ao colaborador, dentre as quais, sempre que acessar a sua página no Âmbito Jurídico encontrará um item contendo o título do(s) verbete(s) enviado(s), e ao clicar sobre ele, terá o acesso a uma separata e uma certidão de publicação para impressão.

Pedimos apenas que observe algumas normas de conduta, ao enviar a sua colaboração, tais como:

  • ser imparcial, o que se traduz que os verbetes não devem servir de meio de propaganda, seja ela política, ideológica, religiosa ou de qualquer outro tipo.
  • ser claro(a) e conciso(a), sem ser evasivo(a), já que nosso principal propósito é proporcionar uma informação precisa, mas de fácil compreensão por todos os usuários do portal. Lembre-se que a Enciclopédia Âmbito Jurídico não é uma enciclopédia impressa, então não se preocupe com o limite de tamanho do texto. Lembramos apenas de que use o bom senso e lembre-se que o Âmbito Jurídico dispõe também de outras publicações, que, em alguns casos seu trabalho pode ser publicado, como a Revista Âmbito Jurídico.
  • não discutir, a Enciclopédia Âmbito Jurídico não é um fórum de discussões. O portal Âmbito Jurídico oferece um espaço próprio para tal no Fórum. Você pode ter um trabalho que apresente uma visão distinta daquele já publicado, neste caso, não se sinta constrangido em enviá-lo, que ele poderá ser publicado também no mesmo verbete, sem embargo, continue sendo imparcial e deixe que o leitor julgue.
  • atuar com bom senso, nosso propósito é criarmos um recurso básico e sólido na área do conhecimento jurídico, não utilize linguagem de baixo calão ou manifestações preconceituosas de qualquer tipo.
  • respeitar os direitos autorais: A Enciclopédia Âmbito Jurídico respeita os direitos autorais. Por isso ao elaborar um texto, tome cuidado para fazer as citações dos autores que utililzar, procure sempre utilizar as notas e as referências bibliográficas utilizadas. Caso tenha encontrado alguma violação de Direitos Autorais, entre em contato o mais rápido possível conosco.

Lembre-se de que a Enciclopédia Âmbito Jurídico:

  • não é um dicionário: Apesar dos artigos geralmente serem iniciados com uma definição, devem oferecer também outros tipos de informações sobre o tema que abordam. Artigos que possuam apenas uma curta definição devem ser expandidos com conteúdo enciclopédico, quando possível. Os termos em latim podem, quando não houver outra possibilidade, ser apenas traduzidos.
  • não é um livro-texto: Não é apropriado criar ou editar artigos na Enciclopédia Âmbito Jurídico de forma a parecerem livro-textos, com questões e soluções de problemas passo a passo.

Para mais informações sobre como enviar sua colaboração e as normas de publicação, acesse Publicar Verbete.

O que está esperando? Colabore conosco e ajude-nos a difundir a Enciclopédia Âmbito Jurídico!



Navegue pela Enciclopédia Jurídica

 

Busca por Verbete