Almanaque

 

04/02/2015 - 14:36 | Fonte: RV

Coleção Pensamento Criminológico nº 21: O pensamento criminológico – volumes I e II: Uma análise crítica e Estado e Controle

 
 

- ER


- ER

A Revan entrega às livrarias O pensamento criminológico, de Roberto Bergalli e Juan Bustos, composto de dois tomos: “Uma análise crítica” e “ Estado e Controle”. Na obra, os autores descrevem de forma completa o processo de nascimento da Criminologia, relacionando-a com o Direito Penal e a Política Criminal, e descrevendo a evolução das ideias sociais em torno dela, como o Iluminismo e o Pensamento Positivista. Além disso, são trabalhados os principais temas da Criminologia atual, como a ideologia do controle e o controle da ideologia (Estado e controle), os diversos tipos de controle formal e informal, as drogas, entre outros. A obra integra a Coleção Pensamento Criminológico, na qual é o volume nº 21.

Pensamento Criminológico: lançamento aborda o poder punitivo e o controle social

Uma das publicações mais aguardadas por professores e alunos de Direito, a “Coleção Pensamento Criminológico” acaba de lançar seu mais novo livro, dividido em dois volumes: “Pensamento Criminológico (nº 21) volumes I e II: “Uma análise crítica” e “Estado e Controle”, o nº 21 dessa importante coleção. A coletânea teve seu primeiro volume publicado no Brasil em 2012, pela Editora Revan, e desde então traz conteúdos de referência, com autoria de profissionais especializados.

Traduzido por Roberta Duboc Pedrinha e Sergio Chastinet Duarte Guimarães, o livro nº 21 conta com a autoria de Teresa Miralles, Carlos González Zorilla, Ángel de Sola Dueñas, e organização de Roberto Bergalli e Juan Bustos. A produção aborda temas bastante discutidos no campo do judiciário, como o processo de nascimento da Criminologia, sua relação com o Direito Penal e a Política Criminal, a evolução das ideias sociais, a ideologia do controle e o controle da ideologia, assim como os diversos tipos de controle formal e informal.
 
De maneira inovadora, a obra tem como propósito a construção de um enfoque crítico do poder punitivo, buscando, assim, revelar não mais o criminoso, como ocorria desde
o século XIX, mas sim, primordialmente, o controle social. Ao confrontar os modelos punitivos com a realidade do sistema, passa-se a questionar, então, a quem eles se dirigem e com qual finalidade.

“Fazendo alusão a um método indagativo, passa-se a questionar, através de uma perspectiva crítica, a quem se dirigem, para quê e quem ser­vem, como se desenham os discursos teóricos e os modelos penais aplicados, ao confrontá-los com a realidade do siste­ma punitivo. Pois, este sistema opera seletivamente, elegen­do “clientes preferenciais” entre os segmentos dos estratos sociais mais baixos, e perpetuando as relações de produção estruturais marcadamente desiguais”, explicam os autores.

Os autores buscam, ao longo do texto, considerar o papel do Estado e as manifestações de controle exercido em cada período histórico, permitindo que o leitor possa fazer um paralelo com o contexto atual. A partir de uma visão analítica sobre o pensamento criminológico e o uso dos aparatos repressivos pelas autoridades, é possível, assim, traçar o perfil de como esse Estado moderno concentra o seu poder.
 
FICHA TÉCNICA
Volume 1
Autor: Roberto Bergalli, Juan Bustos Ramírez e Teresa Miralles
Organização: Roberto Bergalli e Juan Bustos
Tradução: Roberta Duboc Pedrinha e Sergio Chastinet Duarte Guimarães
ISBN: 978857106527-7
Ano de edição: 2015/ Edição: 1ª Edição
368 Páginas/ Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 55,00

Volume 2
Autor: Roberto Bergalli, Juan Bustos Ramírez, Carlos González Z., Teresa Miralles, Ángel de Sola e Carles Viladas
Organização: Roberto Bergalli e Juan Bustos
Tradução: Roberta Duboc Pedrinha e Sergio Chastinet Duarte Guimarães
ISBN: 978857106526-0
Ano de edição: 2015/ Edição: 1ª Edição
392 Páginas/ Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 58,00

Para mais informações, acesse: http://www.revan.com.br/departamento/PENSAMENTO_CRIMINOL_GICO

 
 
0 Comentários
 


 

Filtro de Notícias

 





Busca nas Notícias